Engajada na campanha Outubro Rosa, a Balantec vestiu a camisa
No dia 13 de outubro, a matriz da Balantec, em Joinville, recebeu a visita do biomédico André Lanna de Oliveira, do grupo Saúde e Vida, que ministrou palestra sobre a saúde feminina a colaboradoras e convidadas.
A iniciativa teve como principal objetivo a conscientização quanto à prevenção. Segundo André, a maioria das doenças é contraída por falta de informações quanto à profilaxia. “A melhor amiga da sua saúde é você, e é quem pode evitar qualquer tipo de enfermidade apenas prevenindo”, enfatizou o especialista. O ponto mais abordado durante o evento foi a relevância da informação, grande aliada na luta contra o câncer de mama. De acordo com André, mulheres mais jovens não se preocupam com esse iminente problema e acabam arcando com graves consequências. Ele explica que 95% dos casos de ocorrência deste tipo de câncer são de causa hereditária, mas mesmo aquelas que fazem parte dos 5% restantes também devem estar atentas. “Existem mulheres de 17, 20 anos de idade que têm ou já tiveram o câncer de mama”, alerta o palestrante, que ainda dissertou sobre outras doenças mais comuns no público feminino, como HPV e gonorreia.
A convidada Luciane da Costa conta que já realizou os exames de prevenção, mas poucas vezes: “Agora vai ser parte da minha rotina, pois sei exatamente como e quando fazer. Gostei de ver também o cuidado que a Balantec tem com seus colaboradores”, afirma. Assim como Luciane, outras cinco participantes receberam o livro “Medicina, Perguntas e Respostas”, uma espécie de guia médico elaborado pela Associação Paulista de Medicina, que trata de primeiros socorros, DSTs e até drogas.
Após a explanação todos se confraternizaram com uma café-da-manhã para trocar mais ideias e tirar dúvidas sobre o tema.
Saúde e Vida
O grupo Saúde e Vida existe há 20 anos e realiza palestras constantemente em hospitais e empresas. É uma parceria entre médicos e demais profissionais da área da saúde e, com sede em São Paulo, a organização leva informações para todo o Brasil de forma presencial e dinâmica. “Queremos mostrar à população que, mais importante que tratar, é prevenir”, afirma André.
Para realizar o autoexame das mamas, deve-se contar sete dias depois do término da última menstruação. Após esse período, a mulher tem um prazo de quatro dias para fazer o exame com garantia de resultados seguros.
Desculpe, o formulário de comentário está indisponível neste momento.